quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Actividade de comemoração do Dia Mundial da Alimentação na escola


No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, vai ser lançada, na Escola Dr. Correia Mateus, uma ação de recolha de alimentos que irá decorrer nos próximos dias 13 e 14 de outubro de 2011. 

Apelamos à solidariedade da comunidade educativa para a doação de géneros alimentares que vão ser distribuídos, através do Banco Alimentar Contra a Fome, por Instituições de Solidariedade, que os vão entregar a pessoas da região de Leiria, comprovadamente carenciadas. 

Para aderir a esta campanha basta deixar nos cestos, colocados no átrio da escola, bens alimentares de preferência não perecíveis, tais como leite, conservas, azeite, bolachas, açúcar, farinha, massas, óleo, etc. 

Esta iniciativa, do grupo de Ciências da Natureza, tem como objectivo alertar para questões globais relacionadas com a Alimentação, a Obesidade e a Fome no Mundo.

sábado, 8 de outubro de 2011

Observação astronómica em Leiria

Post em sintonia com o blog AstroLeiria:
O Núcleo de Astronomia Galileu Galilei (da Escola Correia Mateus - Leiria) e alguns sócios da Ad Astra (Associação para a Divulgação da Astronomia de Amadores) vão realizar hoje uma observação astronómica na Senhora do Monte, logo depois das antenas de rádio (ver mapa no final).

Iremos observar Júpiter, algumas constelações e ver se a chuva de estrelas prevista para hoje (as Dracónidas) é visível em Portugal. Teremos à disposição um telescópio, binóculos, mapas celestes e vontade de ajudar a quem quiser aprender...

Dracónidas, a Lua, Júpiter e Neptuno do Dia Internacional de Observação da Lua

Mapa das Dracónidas 

Dia 8 de Outubro é o Dia Internacional de Observação da Lua (International Observe the Moon Night). A equipa que coordena este evento a nível mundial é constituída por cientistas, educadores, organizações não governamentais, etc. O evento pretende usar o fascínio da Lua para motivar o interesse e despertar curiosidade dos participantes acerca do nosso satélite.

Em 2011, a data escolhida para este evento será coroada por outro fenómeno celeste, as Dracónidas. Essa chuva de estrelas decorre todos os anos nesta mesma época. Alguns estudos publicados antevêem que a Terra se cruzará com alguns rastos de poeiras produzidos pelo cometa 21P/Giacobini–Zinner durante as suas passagens no final do século XIX e princípios do século XX e ao que tudo indica, em 2011, o fenómeno será mais pronunciado.

O número preciso de meteoros que poderá ser observado é muito incerto, mas as estimativas mais modestas apontam para 1 a 10 meteoros por minuto. Infelizmente, devido ao brilho da Lua cheia e da poluição luminosa, apenas 5 a 20% daquele número de meteoros será visível a partir das nossas cidades, o que significa que não devemos esperar observar mais do que um meteoro por minuto.

O máximo da actividade das dracónidas é esperado para o dia 8 de Outubro entre as 16.00 e as 21.00 horas (Tempo Universal - UTC), 17.00 e 22.00, hora de Portugal continental e arquipélago da Madeira. As previsões sugerem um pico de meteoros pouco brilhantes cerca das 21h00 (±30m) hora de Portugal continental e arquipélago da Madeira, causado pelas poeiras do cometa nas passagens de 1900 e 1907.

A Terra já se cruzou previamente com estes rastos de poeiras em 1933 e em 1946, tendo sido produzidas fortes "chuvas" de meteoros em ambas as datas. Existe também a possibilidade de ocorrerem alguns picos mais cedo, entre as 16.00 e as 19.00 horas UTC, que não serão visíveis em Portugal.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Notícia sobre paleontologia no Público

Investigadores querem tornar áreas visitáveis
Três jazidas de dinossauros descobertas em Torres Vedras

Trabalhos de escavação na jazida de Cambelas

Três jazidas com dinossauros e trilhos com pegadas destes animais, de tartarugas e de répteis voadores foram descobertos durante o mês de Setembro em Torres Vedras. Os investigadores destacam a "enorme extensão" do achado, que gostariam que pudesse ser dado a conhecer através de visitas guiadas.

A descoberta foi anunciada nesta segunda-feira em comunicado pela Associação Leonel Trindade (ALT)-Sociedade de História Natural, entidade responsável pela campanha paleontológica desenvolvida entre 10 e 30 de Setembro. Os trabalhos de campo decorreram na localidade de Cambelas, no concelho de Torres Vedras.

No mesmo local já tinham sido descobertos, em 2003, "restos de um grande dinossauro saurópode (vértebras, fémur), a par de ossos pertencentes a outros dinossauros de menor porte". Os investigadores acreditam, como explicam em comunicado, que esses achados terão sido enterrados num leito de um rio, mas "um episódio de grande energia hídrica (como uma grande cheia)" tê-los-á deslocado para o local onde vieram a ser encontrados.

Na campanha que agora terminou, os trabalhos de prospecção paleontológica resultaram na descoberta de "três novas jazidas com dinossauros, trilhos com pegadas destes animais e outros compostos exclusivamente por pegadas de tartarugas e répteis voadores".

Registo para o futuro

Questionado sobre a relevância dessa descoberta, o director do laboratório paleontológico da ALT-Sociedade de História Natural salientou que o trabalho só agora começou. "A importância por género e espécie não conseguimos ainda definir porque ainda não escavámos", explicou Bruno Silva, revelando que isso só será feito numa próxima campanha, até à qual as jazidas ficarão isoladas "com uma estrutura de protecção para que o mar não as destrua".

Ainda assim, o investigador destaca que os animais "parecem estar relativamente bem conservados", contando que de um deles já tinha sido, no passado, detectada "uma costela com quase dois metros de comprimento". Além disso, acrescenta Bruno Silva, "todas as descobertas de dinossauros são extremamente importantes para compreender o ecossistema de há 150 milhões de anos atrás". Nas prospecções que decorreram no mês passado foram também encontradas "várias jazidas contendo espécimes pertencentes à famosa tartaruga fóssil de Torres Vedras, Selenemys lusitanica".

O director do laboratório paleontológico da ALT-Sociedade de História Natural destaca que este ano houve uma "grande inovação": o facto de pela primeira vez se ter procedido ao registo tridimensional de alguns dos achados, nomeadamente de grandes blocos com ossos de dinossauro que, por estarem na linha de influência das marés ou localizadas no fundo das arribas, são praticamente impossíveis de remover. Uma metodologia que, como se lê no site desta entidade, é útil "para efeitos de salvaguarda e memória futura, estudo científico em laboratório e aplicação em futuros processos museológicos".

Estes trabalhos tiveram o apoio da Câmara de Torres Vedras e da Junta de Freguesia de São Pedro da Cadeira. Neles participaram também estudantes de Geologia da Universidade de Lisboa e investigadores do Grupo de Biologia Evolutiva de Madrid.

Sismo nos Açores

 Recebido do Instituto de Meteorologia (IM) via e-mail (via blog Geopedrados):

O Instituto de Meteorologia informa que no dia 03-10-2011 pelas 21:00 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 2.8 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Sul de Faial da Terra (S. Miguel).

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na Vila da Povoação na Ilha de São Miguel, este sismo foi ainda sentido com intensidade máxima III na Ribeira Quente.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros (www.srpcba.pt).

Porque hoje é o Dia Mundial dos Animais

(imagem daqui)

INSTANTE

A cena é muda e breve:
Num lameiro,
Um cordeiro
A pastar ao de leve;

Embevecida,
A mãe ovelha deixa de remoer;
E a vida
Pára também, a ver.


in Diário II (1943) - Miguel Torga

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Saída de Campo, com partida de Leiria e no PNSAC, em 05.10.2011


 

O Grupo de Recrutamento 520 da Escola Correia Mateus, de Leiria, em conjunto com os Blogues Geopedrados e GeoLeiria, irão organizar, na próxima quarta-feira, dia 05.10.2011, feriado, uma saída de campo (aberta a todos mediante inscrição) intitulada À descoberta do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC): botânica, geomorfologia, cavidades, falhas, fósseis e estruturas.

Ponto de encontro: Café Olhalvas (Travessa da Rua das Olhalvas); 

Destinatários: Alunos, Funcionários e Docentes (e seus familiares) da Escola Correia Mateus, bem como outros elementos da Comunidade Educativa e leitores dos Blogues Geopedrados e GeoLeiria

Horário: partida às 09.30 horas e chegada às 17.00 horas; 

Material: carros para as deslocações, água, calças de ganga, sapatos próprios para andar no campo e almoço/merenda; 

Percurso de carro: Leiria – Porto de Mós – Serro Ventoso – Chão das Pias – S. Bento – Cabeço das Pombas – Serra de Sº António – Alvados – Porto de Mós – Leiria. 


NOTA: a organização levará mapas (geológicos e militares), martelos, bússolas e lupas de campo de geólogo e permitirá a recolha de algumas amostras. Haverá explicações sobre botânica, história geológica, minerais, recursos geológicos, tipos de rochas, falhas, dobras e cavidades cársica, a entrada numa gruta e a realização de percursos pedestres.


Mais informações: Blogues Geopedrados (http://geopedrados.blogspot.com/) e GeoLeiria (http://geoleiria.blogspot.com/)

INSCRIÇÕES: fjfom@hotmail.com ou telefones 244 834 505 ou 960 081 251 (até à véspera às 20.00 horas).
Local de encontro:

NOTA: link para cartaz AQUI.

Núcleo de Astronomia Galileu Galilei - horário diurno semanal do clube

 

Clube de Astronomia no Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus…!

Horário: 4ª-feira das 14.15 às 15.00 horas

Local: Sala 4

Professor: Fernando Martins

Actividades:
  • Utilização da Internet para pesquisas;
  • Criação do site do Núcleo;
  • Instalação de softwares astronómicos;
  • Utilização de livros e mapas celestes;
  • Aprendizagem de utilização de telescópios;
  • Preparação de observações astronómicas.

Inscrição junto do prof. Fernando Martins ou na Telefonista.

Possibilidade de emprestar telescópios ou binóculos para os alunos levarem para casa.

Realização de diversas observações astronómicas nocturnas ao longo do ano…

NOTA: Link para cartaz - AQUI.

Xadrez na Escola Correia Mateus - Horários 2011/2012

 

Informamos os alunos interessados em participar na prática de Xadrez de Desporto Escolar que o horário, actividades e locais de treinos serão os referidos neste cartaz. Os alunos ainda não inscritos deverão contactar o professor de Xadrez com urgência ou inscrever-se junta da Telefonista.

Professor responsável: Fernando Martins

Local: Sala 6

Horários:
  • 2ª-feira: 16.45 - 17.30
  • 4ª-feira: 15.00 - 15.45
  • 5ª-feira: 16.45 - 17.30
  • 6ª-feira: 16.45 - 17.30

ACTIVIDADES
  • Ensino de noções elementares.
  • Utilização do Xadrez como ATL e jogo lúdico.
  • Ensino das regras do Xadrez.
  • Ensino de aberturas, meio jogo e finais.
  • Realização de Torneio Interno de Xadrez.
  • Participação em Torneios de outras Escola.
Link para cartaz - AQUI.